Vejo muitas pessoas triste com a suas experiencias com cosplay / eventos / concursos … Aquela necessidade de ir em eventos para fazer o cosplay… Aquele quase obrigação de participar de concursos….
Então levanto a questão : – Fazer cosplay faz ser obrigação ir em eventos e participar de concursos ?
No primeiro evento e a primeira vez que fiz cosplay, eu queria participar do concurso. Sai correndo para tentar me inscrever, mas eu demorei quase 2 horas pra conseguir chegar até o palco de tanta gente me parando e pedindo fotos. Quando cheguei em casa, um pouco triste por não ter conseguido, eu pensei que na verdade esse tempo que “perdi” com pessoas no caminho e as fotos valeram mais do que o concurso. No dia seguindo eu estava triste de novo por não achar 1 foto se quer das mais de mil que tirei.
No evento seguinte, prometi para eu mesma que ia me focar em ter boas fotos e passar mais tempo com a galera, pois a recepção do publico é sensacional. Desisti de concurso e mesmo assim tenho apenas umas 5 fotos desse evento.
Desde o primeiro evento até agora se passaram 10 anos e nesse meio tempo eu parei de fazer cosplay por conta de depressão e voltei alguns anos depois, em 2014.
Muito do esquema de concursos tinha mudado e estava mais agressivo e competitivo que nunca, então nem pensei em participar… Seria suicídio. Mas a parte das fotos estava MIL VEZES MELHOR! Muitos fotógrafos profissionais tinham entrado na dança e eu poderia ir no evento e ter muitas fotos e curtir com meus amigos.
Mesmo assim, para a minha situação financeira, e a quantidade de fotos que tinha e a qualidade de como eu estava no evento (suada e zuada), não estava valendo a pena ir nos eventos.
Veja bem, eu passei dois anos indo como louca em todos os eventos que pude, entrei em mil grupos e estava adorando. Até que meu bolso surtou e minha paciência acabou.
Isso era pra ser divertido, mas eu estava mais tensa que nunca. Parei tudo e pus na ponta do lápis… Para o que eu pretendo fazer, vale a pena me matar pra ir nos eventos?!
A resposta foi simples e me tirou um peso dos ombros … Não preciso !
Passei a me focar em fazer cosplays com mais tempo, gastando bem menos e fazendo ensaios de tempo em tempo com alguns conhecidos que fiz no meio profissional da fotografia cosplay.
E sabe do mais maluco… eu tenho muito mais contato com meu público agora. Tenho mais tempo pra falar com eles, responder suas duvidas e criar mais … Estou mais satisfeita e me sentindo menos pressionada.
Vou em apenas um evento ao ano, curto muito mais esse evento, o encontro com os amigos que moram longe é mais caloroso e meu bolso agradece !!
Cosplay é para ser um momento divertido e libertador… Se livre do que ti pressiona e foque no que ti agrada !